O Sebrae/MS e o Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul (MPE-MS) firmaram uma parceria nesta segunda-feira (7) com o objetivo de ajudar pequenos negócios a participar das licitações do órgão. O acordo vai capacitar empreendedores para que eles possam atender às exigências e fornecer produtos e serviços ao MPE.
O termo de cooperação técnica foi assinado pelo procurador-geral de Justiça do Estado, Romão Avila Milhan Junior, e pela equipe do Sebrae/MS, representada por Claudio Mendonça (diretor-superintendente), Sandra Amarilha (diretora-técnica) e Tito Estanqueiro (diretor de operações). A ideia é mapear empreendedores locais que tenham potencial para se tornarem fornecedores e prepará-los para que possam participar dos editais.
Claudio Mendonça, do Sebrae/MS, destacou a importância da parceria para os pequenos empresários do Estado. “Com essa iniciativa, os pequenos negócios poderão fornecer ao Ministério Público, tanto em Campo Grande quanto em outras regiões. Isso valoriza o empreendedor local e inclui essas empresas no processo de desenvolvimento econômico”, explicou.
O procurador-geral Romão Milhan também ressaltou o impacto positivo da ação, que pretende ampliar a base de fornecedores do MPE e incentivar outras instituições a adotar medidas semelhantes. “Queremos que empreendedores de todos os municípios de Mato Grosso do Sul participem dos nossos processos licitatórios, fortalecendo a economia local e promovendo mais contratações regionais”, afirmou.
Com validade de dois anos, o convênio tem como meta facilitar o acesso dos pequenos negócios às oportunidades de compras públicas.
Atualmente, de acordo com a Receita Federal, 85% das empresas de Mato Grosso do Sul são pequenos negócios, o que demonstra a importância de fortalecer esse setor. O Sebrae/MS será responsável por identificar os potenciais fornecedores e oferecer a capacitação técnica necessária.
Fonte: Sebrae MS