Campo Grande, MS — Nesta quarta-feira, 20 de novembro, o Brasil celebra pela primeira vez o Dia da Consciência Negra como feriado nacional, após a sanção da Lei nº 14.668/2023. A data, que homenageia Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência quilombola.
Com a novidade, os serviços públicos e privados de Campo Grande ajustaram seus horários para atender a população. Supermercados, bares e restaurantes funcionarão normalmente, desde que respeitem o direito dos trabalhadores à folga compensatória, como determina a legislação trabalhista.
No entanto, serviços bancários e os Correios estarão fechados, retomando as atividades na quinta-feira (21). O Camelódromo, famoso centro de comércio popular da cidade, também não abrirá neste feriado.
Comércio e shoppings
As lojas do comércio de rua terão funcionamento opcional, podendo abrir das 9h às 18h, desde que cumpram as normas trabalhistas. Já os shoppings da capital terão horários especiais: Bosque dos Ipês, Campo Grande e Norte Sul Plaza operam das 10h às 22h, enquanto o Pátio Central abrirá das 9h às 16h.
Lazer e turismo
Os pontos turísticos mais procurados da cidade também adaptaram seus horários. O Bioparque Pantanal, uma das atrações mais visitadas, estará aberto das 8h30 às 14h30, com entrada mediante agendamento prévio. O Parque das Nações Indígenas manterá seu funcionamento habitual, das 6h às 22h, sendo uma opção gratuita para atividades ao ar livre.
Serviços essenciais
Já os órgãos públicos, como a Receita Federal, estarão fechados durante o feriado da Consciência Negra, retomando o atendimento ao público no dia seguinte.