Uma nova pesquisa do Sebrae, usando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) do IBGE, revelou que os empreendedores sêniores no Brasil ganham 41% a mais do que os jovens donos de pequenos negócios.
O estudo, que analisou o desempenho de pequenos negócios de 2012 a 2023, mostra que os empreendedores sêniores têm uma renda média de R$ 3.347, que é 4,3% maior do que a média de R$ 3.209 dos donos de negócios no país.
O Brasil tem atualmente mais de 4 milhões de empreendedores sêniores, o que representa 13,5% de todos os empresários do país. Isso é um aumento de 42% na quantidade de empreendedores com 60 anos ou mais ao longo do período analisado.
Embora 19,4% da população em idade de trabalhar seja sênior, apenas 13,5% dos donos de negócios se encaixam nessa faixa etária.
LEIA MAIS:
Produtos sustentáveis pelos pequenos negócios registram aumento de 40% nas vendas
A pesquisa também mostrou que a taxa de empreendedorismo entre os adultos é quase o dobro da dos seniores. A taxa é de 23% para adultos, 12,6% para jovens e 11,9% para seniores. Isso mostra que, embora menos seniores estejam empreendendo, aqueles que o fazem têm sido muito bem-sucedidos.
Em resumo, o empreendedor sênior é uma força importante no mercado de pequenos negócios, e apoiar esse grupo pode trazer benefícios significativos para a economia.
Dados: Agência Sebrae de Notícias