Estudantes de graduação e pós-graduação têm a oportunidade de participar de um programa de intercâmbio virtual oferecido pelo Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano (Pila).
O programa disponibiliza disciplinas virtuais em instituições de ensino localizadas em nove países da América Latina e Caribe.
As inscrições para o programa estão abertas até 31 de maio e os interessados podem conferir as disciplinas disponíveis no site do Pila. Essa iniciativa tem como objetivo principal promover a internacionalização do ensino superior e fortalecer os laços de cooperação entre os países da região.
O Pila é realizado por meio de acordos entre associações de ensino superior de cada país. No Brasil, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) integra esse acordo de cooperação.
Lucilene Machado Garcia, secretária de Relações Internacionais da Agência de Internacionalização e de Inovação e coordenadora do Pila na Instituição, destaca a importância do programa para os estudantes, especialmente para aqueles que enfrentam desafios econômicos ou físicos para estudar no exterior.
Apesar de ser um intercâmbio virtual, a mobilidade acadêmica oferece uma série de benefícios, como exposição a diferentes abordagens educacionais e formas de pensar, estimulando a inovação e a criatividade. Além disso, contribui para a internacionalização do currículo dos estudantes.
As disciplinas virtuais são oferecidas de forma completa, incluindo o processo avaliativo. Os interessados devem acessar a plataforma do Pila Virtual, selecionar a convocatória correspondente, escolher o país de origem, a área de conhecimento desejada e as disciplinas pretendidas.
Para participar, os estudantes devem elaborar um plano de estudos, com a aprovação da coordenação do curso, e enviá-lo juntamente com outros documentos necessários para a Secretaria de Relações Internacionais.
Mais informações sobre o processo seletivo e os documentos necessários podem ser encontradas no site do programa.
Fonte: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul