Pesquisar
Close this search box.
Programa de Estágio de MS garante inserção de jovens no mercado

Programa de Estágio de MS garante inserção de jovens no mercado

Campo Grande, MS — O Programa de Estágio do Mato Grosso do Sul divulgou uma pesquisa inédita sobre a situação profissional dos estudantes que concluíram o estágio supervisionado, revelando resultados promissores para a inserção de jovens no mercado de trabalho.

O estudo buscou medir o índice de empregabilidade dos egressos, avaliando o impacto da experiência prática oferecida pelo programa na preparação dos estagiários para o setor público e privado.

A análise incluiu 98 egressos das duas primeiras turmas que finalizaram o ciclo de atividades em fevereiro de 2024. Segundo os dados divulgados, 60% dos jovens formados no programa já se encontram empregados, com 34% atuando em órgãos públicos e 26% em empresas privadas.

Esses números superam a meta inicial da iniciativa, que previa uma taxa de 40% de inserção no mercado. A pesquisa foi coordenada pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), órgão parceiro na execução do programa.

Com carga horária de 30 horas semanais e bolsa-auxílio de R$ 1.100, além de vale-transporte, o estágio dura até 12 meses, podendo ser renovado por igual período. Os participantes ganham experiência prática sob supervisão de gestores públicos, que acompanham o desenvolvimento e integração dos estagiários às atividades do governo

O programa tem como objetivo proporcionar uma formação integral aos acadêmicos, com enfoque nas áreas de gestão e administração pública. Desde sua implementação, 250 estudantes já foram capacitados em diversos órgãos públicos do estado, incluindo secretarias, fundações e agências reguladoras. A atuação se estende por oito municípios, como Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, aproximando jovens de realidades e experiências profissionais em diferentes setores.

A pesquisa completa, com dados detalhados, será publicada em dezembro de 2024, no portal do Programa de Estágio. A partir de janeiro de 2025, o projeto passará a ser administrado pela Secretaria de Estado de Administração (SAD) e coordenado pela Fundação Escola de Governo (Escolagov), que promete ampliar as oportunidades e fortalecer o impacto da iniciativa no desenvolvimento profissional dos jovens sul-mato-grossenses.

Picture of Isabel Almeida

Isabel Almeida

Acompanhe as últimas novidades sobre negócios!

Assine nossa newsletter e receba conteúdos diretamente no seu email

Acompanhe as últimas novidades sobre negócios!

Assine nossa newsletter e receba conteúdos diretamente no seu email