Pesquisar
Close this search box.
Professor Piccini Compartilha Experiências e Reflexões

Podcast: Professor Piccini compartilha experiências e reflexões

Durante, a participação no podcast Portal Negócios CG, o Professor Leandro Piccini, mentor e criador de um método de estudo baseado em neurociência e psicologia da aprendizagem, compartilhou detalhes sobre sua trajetória profissional e suas perspectivas sobre o ensino e as metodologias de estudo.

Piccini, que começou sua carreira aos 23 anos, revelou como a educação “o escolheu” e como, ao longo do tempo, ele passou a desenvolver métodos que auxiliam pessoas a aprender de forma mais eficaz.

Durante o podcast, Professor Piccini explicou que inicialmente pretendia cursar Direito, mas devido a limitações financeiras, acabou ingressando no curso de História na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

“Eu queria fazer Direito, mas não tinha condições de pagar uma faculdade particular. Então, entrei em História, e no decorrer do curso, percebi que a educação era o meu caminho”.

Sua trajetória o levou a lecionar em cursinhos preparatórios para concursos públicos, onde observou que muitos alunos tinham dificuldades em aprender, o que o motivou a explorar técnicas de ensino mais eficazes.

Ao perceber as lacunas no processo de aprendizagem de seus alunos, Piccini começou a se aprofundar em psicologia e neurociência aplicadas à educação.

Ele destacou a importância dessas disciplinas na construção de métodos de estudo eficazes, mencionando que “as pessoas não tinham muito o viés da neurociência e da psicologia. Eu decidi seguir por esse caminho para entender melhor como as pessoas aprendem”

A Prova como Método Avaliativo

Uma das questões abordadas no podcast foi a eficácia das provas como método de avaliação. Piccini argumentou que, embora as provas não sejam a melhor forma de medir o conhecimento, elas ainda são amplamente utilizadas devido à falta de alternativas melhores.

“A prova te prepara, pelo menos, em tenacidade, disciplina e memorização, que são habilidades importantes. Mas, ao mesmo tempo, sabemos que ela não avalia completamente o aprendizado”.

Ele também discutiu como o sistema educacional ainda depende muito das provas, apesar de existirem ensaios de outros métodos avaliativos, especialmente em áreas como medicina.

Ao longo da conversa, Piccini também ressaltou a escassez de materiais didáticos voltados para adultos, especialmente aqueles que buscam aprendizado contínuo fora do ambiente escolar tradicional.

“Tem muito material para crianças e adolescentes, mas o adulto que volta a estudar encontra poucas referências. Decidi focar nesse público, oferecendo métodos que atendem às necessidades de quem estuda por motivos profissionais ou pessoais”

Piccini compartilhou como sua paixão por ensinar o levou a criar conteúdos educativos, inicialmente por meio de um site, depois em um canal no YouTube, onde passou a ser conhecido por seu método de estudo. “O conteúdo é rotina, é todos os dias. A criação de conteúdo educativo é uma maratona, não um salto rápido para o sucesso”

Um dos pontos centrais discutidos foi a memorização e o uso inadequado de técnicas de estudo. Muitos alunos acreditam que o simples ato de escrever o conteúdo no caderno e guardá-lo é suficiente para a memorização, o que está longe de ser verdade.

“Se você não usa sua memória, nunca vai memorizar”, argumenta um especialista.

Assista:

Picture of Isabel Almeida

Isabel Almeida

Acompanhe as últimas novidades sobre negócios!

Assine nossa newsletter e receba conteúdos diretamente no seu email

Acompanhe as últimas novidades sobre negócios!

Assine nossa newsletter e receba conteúdos diretamente no seu email