Pesquisar
Close this search box.
Oportunidades de número de hortas urbanas em Campo Grande

Oportunidades de número de hortas urbanas em Campo Grande

Nos últimos dois anos, o número de hortas urbanas em Campo Grande mais que dobrou, passando de 126 para 263, conforme dados recentes divulgados pela Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro). Essa expansão reflete o crescente interesse em práticas agrícolas urbanas que promovem sustentabilidade, segurança alimentar e oportunidades econômicas.

Apoiadas pela Prefeitura de Campo Grande, as hortas urbanas têm se alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Além de combater a pobreza e proporcionar alimentos seguros e saudáveis, essas iniciativas têm gerado renda de maneira sustentável, oferecendo uma alternativa econômica viável tanto para pequenos produtores quanto para investidores.

Um exemplo de sucesso é a horta de Anturi Matos de Oliveira, no Bairro Jardim Centenário. Com apoio da Sidagro, ele transformou dois hectares de terra parados em 93 canteiros produtivos, cultivando uma variedade de hortaliças que atendem tanto os moradores locais quanto restaurantes e lanchonetes.

“Recebi todo o apoio necessário, desde maquinário para abrir os canteiros até adubos e mudas,” destaca Anturi.

No Asilo São João, uma horta retomada recentemente não apenas complementa a alimentação de 90 idosos e trabalhadores, mas também serve como ferramenta de terapia ocupacional e potencial fonte de renda adicional.

“As hortas desempenham um papel crucial na terapia ocupacional e podem gerar receita com o excedente de produção,” explica Gercino José dos Anjos, presidente do asilo.

O secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Ademar Silva Júnior, enfatiza a importância dessas hortas na redução da dependência de alimentos importados e no fortalecimento da economia local.

“Estamos incentivando práticas agrícolas mais sustentáveis e fortalecendo a economia local. O número de hortas urbanas dobrou em dois anos como resultado desse esforço,” afirma Silva Júnior.

Programa Agricultura Forte e Sustentável

A Sidagro, através do programa Agricultura Forte e Sustentável, oferece suporte contínuo aos produtores urbanos, incluindo orientação, cessão de máquinas agrícolas, e doação de mudas e adubos.

Em 2023, a Sidagro distribuiu mais de 93 mil mudas de hortaliças e 600 toneladas de adubo orgânico, beneficiando diretamente a produção da agricultura familiar.

Para empresários, investidores e empreendedores, o crescente movimento das hortas urbanas em Campo Grande representa uma oportunidade promissora de investimento em um setor que alia desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental.

Dados: Prefeitura de Campo Grande

Picture of Isabel Almeida

Isabel Almeida

Acompanhe as últimas novidades sobre negócios!

Assine nossa newsletter e receba conteúdos diretamente no seu email

Acompanhe as últimas novidades sobre negócios!

Assine nossa newsletter e receba conteúdos diretamente no seu email