O saldo de novas contratações em Campo Grande, no mês de abril de 2024, registrou um significativo aumento em comparação com março do mesmo ano, segundo dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) nesta quarta-feira (29).
No último mês, foram abertas 1.269 novas vagas de emprego na cidade, representando um crescimento de 63,98% em relação a março. Em comparação com o mesmo período de 2023, quando foram contabilizadas 767 novas vagas, o aumento é de expressivos 65,45%.
Os setores que mais contribuíram para esse crescimento foram Agricultura (24 novas vagas), Indústria (172), Construção (128), Comércio (281) e Serviços (664), somando um total de 4.454 vagas no primeiro quadrimestre de 2024.
Destaca-se o desempenho dos setores de Comércio e Serviços, que representam mais de dois terços da economia municipal. Em seguida, a Indústria também apresentou um bom desempenho, com a abertura de 172 novas vagas, evidenciando a força desse setor não só em Campo Grande, mas em todo o Mato Grosso do Sul.
A prefeita Adriane ressaltou que a cidade está se consolidando como um polo de crescimento e geração de novos negócios entre as 27 capitais do país. Nos últimos 12 meses, Campo Grande registrou um aumento de quase 5,5 mil empresas ativas, refletindo nos números positivos de empregabilidade.
Proporcionalmente, a capital sul-mato-grossense se posiciona em 16º lugar entre as capitais que mais geraram novas vagas formais de trabalho, com um crescimento de +1,84% no acumulado de 2024. Esses bons resultados também têm impacto na taxa geral de desocupação.
Campo Grande mantém a liderança como a capital com a menor taxa de desocupação do país, com 4,4%, seguida por Porto Velho (RO), com 4,7%, e Palmas (TO), com 4,9%.
O superintendente de Indústria, Comércio, Serviços e Comércio Exterior da Sidagro, José Eduardo Corrêa dos Santos, destacou a positividade dos dados do Caged de abril.
Apesar dos desafios enfrentados nos últimos meses, os números deste ano superaram os do ano passado, e o saldo positivo na Construção Civil e na Indústria indica uma franca expansão de Campo Grande em 2024.
Fonte: Prefeitura de Campo Grande