As micro e pequenas empresas (MPE) consolidam-se como as maiores geradoras de emprego no Brasil.
Em agosto, sete em cada dez novas vagas de trabalho no país foram criadas por esse segmento, que abriu 167,6 mil postos de trabalho, o que representa 72,1% do total de vagas preenchidas, segundo levantamento do Sebrae com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O setor de Serviços foi o principal responsável por esse desempenho, com mais de 78 mil vagas.
De acordo com o Sebrae, no acumulado de 2024, os pequenos negócios já respondem por mais de 62% do total de contratações. O comércio e a indústria de transformação também se destacaram, com 43.105 e 22.936 vagas geradas, respectivamente.
Para Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, o crescimento das micro e pequenas empresas reflete uma melhora no cenário econômico e de inclusão social no Brasil. “Estamos presenciando um país que volta a crescer, com inclusão e oportunidades para aqueles que sustentam nossa economia”, afirmou.
Em outubro, mês em que se celebra o Dia da Micro e Pequena Empresa, o Sebrae intensifica a campanha “Compre do Pequeno”, que incentiva o consumo consciente, dando prioridade aos pequenos negócios.
A mobilização destaca o papel essencial das micro e pequenas empresas, responsáveis por 95% das empresas no Brasil. “Esses empreendedores são o motor da nossa economia, gerando empregos, renda e desenvolvimento sustentável para as comunidades”, ressalta Lima.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias