O Mato Grosso do Sul, com 17,7 milhões de cabeças de gado, está investindo na melhoria genética para aumentar a produtividade e a qualidade da carne. O setor pecuário representa US$ 1,37 bilhão das exportações do estado, sendo o terceiro principal produto na balança comercial, após soja e produtos florestais.
Na abertura do Encontro Técnico – Central de Avaliação de Reprodutores Nelore (C.A.R.N.E), realizada em Campo Grande, o governador Eduardo Riedel destacou a importância do parque produtivo e fabril do estado. Segundo ele, Mato Grosso do Sul não só é um grande produtor em volume, mas também oferece carne de alta qualidade, atendendo a diferentes nichos de mercado, tanto no mercado interno quanto no externo.
O governador mencionou que o cenário atual apresenta grandes oportunidades e aumento de produtividade através do uso eficiente do solo, além de explorar novos mercados externos e promover a produção sustentável.
Ulysses Serra Neto, proprietário da Nelore IPB, reconheceu o trabalho da Embrapa e seu Programa Embrapa Geneplus, afirmando que a pecuária mudou significativamente após a criação da empresa.
O evento, que se estende até sábado (8), inclui uma programação com cases de melhoramento genético, leilões de bovinos e palestras.
Fonte: Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul