Mato Grosso do Sul apresentou indicadores positivos de governança e gestão pública no IX Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União, iniciado em 4 de junho em Brasília.
O evento, promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, reuniu mais de 240 instituições parceiras, além de gestores e servidores de órgãos públicos e privados.
Em 2023, as plataformas “Obrasgov.br” e “Transferegov.br” celebraram mais de 34 mil instrumentos, representando aproximadamente R$ 135 bilhões em repasses para estados e municípios.
Mato Grosso do Sul destacou-se ao alcançar a primeira posição na Plataforma Transferegov em maio de 2024, que mede o desempenho na gestão de recursos públicos transferidos pela União.
O Estado conseguiu mais de R$ 1,4 bilhão em transferências, com 390 convênios celebrados. Luis Carlos Morente, coordenador da Rede de Parcerias de MS, destacou a eficiência na execução dos projetos.
“Não basta captar novos recursos, mas também fazer com que a gestão pública seja eficiente no cronograma, possibilitando boas entregas para a sociedade”, afirmou Morente, durante sua palestra no evento.
Morente explicou que o sucesso de Mato Grosso do Sul deve-se às estratégias inovadoras e ao uso correto de ferramentas de monitoramento. O Estado, sob a administração do governador Eduardo Riedel, tem sido pioneiro em otimizar o uso de recursos e promover parcerias eficazes entre setores público e privado.
O início das capacitações em colaboração com a Escola de Governo foi um ponto crucial, segundo Morente. Ele destacou que a evolução contínua e as parcerias estabelecidas permitiram uma gestão eficaz dos convênios.
“A eficácia nas entregas para a população é um objetivo fundamental a ser alcançado”, concluiu o coordenador.
O Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União continua até o final da semana, promovendo o intercâmbio de boas práticas e estratégias de governança entre os participantes.
Fonte: Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul