Pesquisar
Close this search box.
Katy-Perry-usa-peptideo-desenvolvido-no-INCT-Bioinspir-no-Mato-Grosso-do-Sul-1.png

Katy Perry usa peptídeo desenvolvido no INCT-Bioinspir no Mato Grosso do Sul

Katy Perry surpreende com creme anti-idade criado em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul se destaca no cenário internacional de pesquisa científica com o trabalho do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia INCT-Bioinspir, que conta com o apoio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul).

O instituto, liderado pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), tem se tornado uma referência mundial em suas pesquisas sobre moléculas naturais, contribuindo para a criação de medicamentos e cosméticos inovadores.

Recentemente, a cantora Katy Perry apresentou, em um vídeo para a Vogue britânica, um dos produtos resultantes dessas pesquisas: o creme anti-idade One Skin. O principal ingrediente do produto é um peptídeo desenvolvido no INCT-Bioinspir, que surgiu de um trabalho pioneiro de cientistas, incluindo David Baker, laureado com o Prêmio Nobel de Química de 2024 por seu método de design computacional de proteínas.

O INCT-Bioinspir tem como foco principal utilizar a bioinspiração – a ciência que busca soluções na natureza – para desenvolver tecnologias inovadoras.

Com mais de 200 pesquisadores de 20 países, o instituto recebe suporte do Governo do Estado, por meio da Fundect, para desenvolver produtos que impactam diretamente as cadeias produtivas, colocando Mato Grosso do Sul na vanguarda da pesquisa científica global.

Márcio de Araújo Pereira, diretor-presidente da Fundect, enfatizou a relevância do INCT-Bioinspir para o avanço da ciência colaborativa no Brasil. Segundo ele, o governo estadual vai continuar investindo no projeto, reconhecendo seu potencial para desenvolver soluções que beneficiam tanto o Estado quanto o país.

Entre os avanços já conquistados pelo instituto, destacam-se o desenvolvimento do peptídeo anti-idade e uma molécula em fase de testes para o tratamento da mastite bovina. O pesquisador Octávio Luiz Franco, coordenador do INCT-Bioinspir, celebrou a repercussão internacional das pesquisas, ressaltando o impacto positivo dessas inovações tanto na saúde humana quanto animal.

Com essas iniciativas, Mato Grosso do Sul se consolida como um polo de pesquisa em biotecnologia, contribuindo para avanços científicos e tecnológicos de importância global.

Fonte: FUNDECT

Picture of Isabel Almeida

Isabel Almeida

Acompanhe as últimas novidades sobre negócios!

Assine nossa newsletter e receba conteúdos diretamente no seu email

Acompanhe as últimas novidades sobre negócios!

Assine nossa newsletter e receba conteúdos diretamente no seu email