O Governo de Mato Grosso do Sul anunciou nesta quarta-feira (27) as regras para o pagamento do IPVA 2025. Os proprietários de veículos usados terão 15% de desconto se optarem pelo pagamento integral até o dia 31 de janeiro.
IPVA 2025 com parcelamento em até cinco vezes
Quem preferir, poderá parcelar o imposto em cinco vezes. As datas de vencimento das parcelas serão: 31 de janeiro, 28 de fevereiro, 31 de março, 30 de abril e 30 de maio.
Para parcelar, o valor mínimo das prestações deve ser de R$ 30,00 para motocicletas e R$ 55,00 para outros veículos. Caso haja atraso, serão aplicados multa e juros.
Regras para veículos novos
O desconto e o parcelamento não valem para veículos novos. Nesse caso, o IPVA é cobrado integralmente no momento do registro do veículo.
Documentação e regularização
Segundo a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), o pagamento do IPVA é obrigatório para manter a documentação do veículo em dia. Sem a quitação, não é possível realizar procedimentos como licenciamento, transferência ou vistoria.
Como acessar os carnês do IPVA 2025
Os carnês físicos começarão a ser enviados pelos Correios a partir de 2 de dezembro. Quem preferir, pode acessar a versão digital no site da Sefaz a partir de 9 de dezembro.
Reduções específicas no imposto
Além do desconto para pagamento à vista, o governo anunciou reduções na base de cálculo para alguns tipos de veículos. Caminhões, ônibus, micro-ônibus e motor-homes terão redução de 50% na carga tributária, que será de 5%. Já automóveis, camionetas e utilitários terão redução de 40%, resultando em uma alíquota de 3%.
Veículos de passeio movidos a diesel, com capacidade para até oito pessoas, terão redução de 25%, o que equivale a uma carga tributária de 4,5%.