Pesquisar
Close this search box.
Para ficar de olho: Inteligência artificial otimiza operações públicas no MS

Para ficar de olho: Inteligência artificial otimiza operações públicas no MS

Na última segunda-feira (2), o Governo de Mato Grosso do Sul deu um importante passo em direção à modernização ao começar um curso sobre Inteligência Artificial aplicado às licitações públicas.

A oficina, chamada “Total – Fase Preparatória das Contratações Públicas com Apoio do ChatGPT”, está reunindo 83 servidores das áreas de contratos e licitações do Estado para aprender como usar a Inteligência Artificial para tornar o processo de compra mais rápido e preciso.

Com uma carga de 28 horas, o curso faz parte de um esforço maior para melhorar a administração pública e tornar o uso dos recursos mais eficiente.

A ideia é que, ao aplicar Inteligência Artificial nas fases de planejamento e elaboração das contratações, o tempo necessário para concluir as licitações possa ser reduzido pela metade. Isso não só vai agilizar o processo, mas também ajudar a garantir que o dinheiro público seja gasto de forma mais eficaz.

Frederico Felini, Secretário de Estado de Administração, explicou que o objetivo da oficina é qualificar os servidores e melhorar a interação entre as equipes de compras. “Estamos comprometidos em melhorar continuamente nossos processos e garantir que as contratações públicas sejam feitas da melhor forma possível”, disse Felini.

Mesmo sendo um curso online, os participantes que estão em Campo Grande se reuniram em três locais físicos para facilitar a troca de experiências.

  • LEIA MAIS:

A formação incluirá seis encontros ao longo de setembro e abordará temas como a criação de estudos técnicos e a definição de requisitos com a ajuda de Inteligência Artificial. O professor Janderson da Costa Barbosa, especialista em Direito e Políticas Públicas, será o responsável por conduzir as aulas.

Essa iniciativa é um exemplo claro de como a tecnologia pode transformar a administração pública. Para empreendedores e interessados no impacto das inovações tecnológicas, acompanhar essa transformação será fundamental.

O uso de Inteligência Artificial nas contratações públicas não só melhora a eficiência do governo, mas também pode servir como um modelo para outras administrações em todo o país. Fique atento a essas mudanças e veja como elas podem influenciar a maneira como o setor público opera no futuro.

Picture of Isabel Almeida

Isabel Almeida

Acompanhe as últimas novidades sobre negócios!

Assine nossa newsletter e receba conteúdos diretamente no seu email

Acompanhe as últimas novidades sobre negócios!

Assine nossa newsletter e receba conteúdos diretamente no seu email