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Governo de MS lança 1ª rodovia de concreto para melhorar segurança e atender setor produtivo

O Governo de Mato Grosso do Sul anunciou a implantação da primeira rodovia estadual com pavimento de concreto.

A MS-377, que liga o entroncamento da MS-320 até Inocência, terá 48 km de estrada restaurada com a tecnologia whitetopping. Esta iniciativa visa atender a crescente demanda de tráfego pesado e melhorar a segurança viária.

O governador Eduardo Riedel destacou que a nova tecnologia é fundamental para suportar o aumento no fluxo de caminhões, especialmente após a instalação da fábrica de celulose da Arauco na Costa Leste.

O pavimento de concreto é mais resistente que o asfalto tradicional, proporcionando uma superfície mais durável e segura para os motoristas.

A obra incluirá não apenas a substituição do pavimento, mas também a renovação da sinalização, melhorias na drenagem e a implementação de dispositivos de segurança.

Helio Peluffo, secretário de Infraestrutura e Logística, afirmou que essa abordagem reduzirá os riscos de acidentes e diminuirá a necessidade de reparos emergenciais, gerando economia a longo prazo.

Em agosto de 2023, Peluffo e diretores da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) visitaram a rodovia PRC-280 no Paraná, um exemplo de sucesso na utilização de pavimento rígido de concreto. A experiência paranaense reforçou a decisão de adotar a mesma tecnologia em Mato Grosso do Sul.

Dalvim Romão Cezar Junior, diretor de Projetos e Orçamentos da Agesul, explicou que o pavimento de concreto oferece várias vantagens: durabilidade média de 20 anos, menor custo de manutenção, melhor resistência ao tráfego pesado e benefícios ambientais, como menor emissão de CO2 e redução no consumo de combustível.

O projeto da MS-377 está em fase de desenvolvimento na Agesul, com expectativa de licitação até o segundo semestre de 2024. A nova rodovia promete uma infraestrutura viária mais eficiente e segura, alinhada às melhores práticas internacionais.

Países como os Estados Unidos e várias na América Latina já utilizam essa tecnologia há anos, comprovando sua eficiência e custo-benefício superior ao asfalto.

Mato Grosso do Sul dá um passo significativo rumo à modernização de sua malha viária, garantindo melhores condições para o setor produtivo e para os usuários das estradas.

Fonte: Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

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Isabel Almeida

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