O Sebrae/MS está sediando, até sexta-feira (20), o Fórum Nacional de Inovação e Transferência de Tecnologia em Campo Grande. O evento reúne representantes de universidades, empresas e governo para discutir inovação e propriedade intelectual, com foco no desenvolvimento sustentável da região Centro-Oeste.
Iniciado na quarta-feira (18), o fórum tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), e faz parte do convênio MS Inova Mais.
De acordo com Ricardo Senna, secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, a formação de capital humano voltado à inovação é essencial para garantir a competitividade do Centro-Oeste a longo prazo.
“O crescimento de Mato Grosso do Sul é notável, e eventos como esse demonstram que a inovação é um dos principais caminhos para consolidar nossa competitividade. É uma oportunidade de conectar talentos e promover o desenvolvimento sustentável”, afirmou Senna.
- LEIA TAMBÉM:
A integração entre academia e mercado foi um dos temas centrais do fórum. Tito Estanqueiro, diretor de Operações do Sebrae/MS, destacou a importância de fazer com que as pesquisas acadêmicas cheguem ao setor produtivo, especialmente às pequenas empresas, que precisam dessas inovações para se tornarem mais competitivas.
“É um desafio disseminar a inovação para o setor produtivo, mas é necessário para garantir a sobrevivência e o crescimento das empresas na região”, comentou.
O evento também contou com mesas redondas e visitas técnicas, abordando temas como propriedade intelectual e transferência de tecnologia.
Rafael Françozo, professor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), ressaltou que o relacionamento entre academia e empresas precisa ser fortalecido para gerar mais oportunidades de emprego, renda e qualidade de vida.
A expectativa é que o Fórum Nacional de Inovação e Transferência de Tecnologia estimule a criação de novas parcerias e soluções para os desafios do desenvolvimento sustentável na região, promovendo um ambiente mais favorável à inovação e ao fortalecimento econômico do Centro-Oeste.