Pesquisar
Close this search box.
Empresários de MS discutem o Pacto Brasil Integridade Empresarial em encontro com ministro da CGU

Empresários de MS discutem o Pacto Brasil Integridade Empresarial em encontro com ministro da CGU

Na última sexta-feira (5), a sede do Sebrae/MS em Campo Grande foi palco de uma reunião entre o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, e representantes de diversas instituições locais.

O encontro discutiu o Pacto Brasil Integridade Empresarial, uma iniciativa nacional que visa incentivar empresas a assumirem um compromisso público com a integridade empresarial.

A escolha do Sebrae/MS como sede do evento deve-se à sua importância estratégica para o empreendedorismo, especialmente no apoio a pequenas e médias empresas.

O Sebrae possui a capacidade de disseminar práticas de integridade e compliance entre os empresários. Isso ajuda a entender e implementar programas que aumentem a confiança e a transparência em suas operações.

Para a CGU, essa iniciativa é atraente porque busca criar um ecossistema de integridade empresarial no país. A adesão ao pacto permite que as empresas tenham acesso a ferramentas desenvolvidas pela CGU para avaliar e implementar programas de compliance adaptados às suas necessidades.

Isso não só fortalece a governança interna das empresas, mas também as torna mais competitivas. Elas ficam aptas a participar de processos de licitação e a firmar contratos com grandes corporações e órgãos públicos.

Além disso, a integridade empresarial é vista como um fator essencial para o desenvolvimento sustentável e econômico do Brasil. Empresas que adotam práticas transparentes e éticas tendem a ganhar mais confiança de investidores, clientes e parceiros de negócios. Isso resulta em um ambiente de negócios mais saudável e dinâmico.

Pacto Brasil Integridade Empresarial

Ao promover o Pacto Brasil Integridade Empresarial, a CGU está investindo na criação de uma cultura empresarial onde a ética é um valor central. Isso contribui para a redução de riscos e fraudes, e aumenta a eficiência e a justiça no mercado.

Participaram do encontro conselheiros do Sebrae/MS, como Jaime Verruck, secretário da Semadesc, Edson de Araújo, presidente do Sistema Fecomércio, e Fernando Martins, presidente da AMEMS.

Também estiveram presentes representantes do Tribunal de Contas da União e de outras entidades do Sistema S, como o Sistema Fiems.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Picture of Isabel Almeida

Isabel Almeida

Acompanhe as últimas novidades sobre negócios!

Assine nossa newsletter e receba conteúdos diretamente no seu email

Acompanhe as últimas novidades sobre negócios!

Assine nossa newsletter e receba conteúdos diretamente no seu email