A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC) anunciou que o edital de Extensão Tecnológica para Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais recebeu mais de 100 propostas de instituições de pesquisa do estado.
As propostas, que possuem valores de até R$ 80 mil, visam melhorar as condições das pequenas propriedades em assentamentos, aldeias e áreas quilombolas.
Promovido pela Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais (SEAF) e pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), o edital tem como objetivo principal levar ciência e tecnologia aos agricultores familiares, povos originários e comunidades tradicionais.
Dentre as propostas recebidas, 91 projetos foram selecionados, beneficiando aproximadamente 1000 famílias de agricultores familiares indígenas e quilombolas.
Os projetos selecionados envolverão cerca de 300 técnicos, incluindo extensionistas e pesquisadores de diversas universidades e instituições de pesquisa e extensão do estado.
Com um investimento total de R$ 3 milhões, a iniciativa busca promover a sustentabilidade e eficiência da produção agrícola nas comunidades atendidas, fortalecendo a aplicação da pesquisa científica diretamente na base da sociedade.