Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, foi reconhecida nacionalmente por seus avanços no setor de saneamento básico durante a premiação do “Casos de Sucesso”, promovida pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a consultoria GO Associados e o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais (CEISA) da Fundação Getulio Vargas.
A cidade recebeu destaque na categoria “Atingimento das Metas de Perdas de Água”, em uma cerimônia realizada na sede da FGV, em São Paulo, na qual a prefeita Adriane e o diretor-executivo da Águas Guariroba, Gabriel Buim, representaram o município.
Os investimentos em tecnologia foram apontados como cruciais para a redução de perdas de água. Campo Grande implementou um centro de controle operacional que monitora constantemente o sistema de abastecimento, resultando na substituição de mais de 230 km de redes antigas.
Enquanto a média nacional de perda de água ultrapassa os 40%, a cidade alcançou um índice de 19%, estabelecendo-se como referência no país. Além disso, mais de 380 km de saneamento foram implementados, resultando em mais de 93% do município saneado.
Campo Grande cumpriu as metas estabelecidas pela Portaria 490/2021 do Ministério do Desenvolvimento Regional, alcançando índices de perdas na distribuição inferiores a 25%, considerados excelentes.
Os investimentos contínuos refletiram em melhorias significativas nos indicadores de saneamento, contribuindo para uma melhor qualidade de vida para os habitantes da cidade.
Em parceria com a Águas Guariroba, Campo Grande inaugurou um sistema completo de tratamento de água e esgoto na Escola Municipal Orlandina Oliveira Lima, e lançou a instalação do mesmo sistema na EM Barão do Rio Branco.
Essas iniciativas fazem parte do projeto “Escola Saneada”, que visa ampliar o acesso aos serviços de água e esgoto tratados em escolas públicas da cidade, beneficiando cerca de 50 mil alunos da rede de ensino.
Com investimentos contínuos e parcerias eficazes, Campo Grande se mantém como uma das cidades brasileiras com melhores indicadores de saneamento básico, trazendo reconhecimento nacional pela sua qualidade de água e atendimento na distribuição.
Fonte: Prefeitura de Campo Grande