Campo Grande foi reconhecida com o nível máximo em governança e gestão pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
A cidade alcançou a categoria Bronze 4, avançando de 37,34% em 2021 para 84,96% em 2023, graças a ações de modernização e eficiência nos serviços públicos.
A certificação foi recebida pela prefeita Adriane Lopes durante o IX Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União (FNTU) em Brasília. O evento deste ano teve como tema “Transformando o serviço público por meio de parcerias inovadoras”.
Adriane destacou que este reconhecimento é resultado do comprometimento da administração municipal com a população. A gestão eficiente e a boa destinação dos recursos públicos têm proporcionado serviços de melhor qualidade e redução de custos e tempo nos processos internos.
O Instrumento de Maturidade da Gestão (IMG), utilizado para a avaliação, segue os critérios do Modelo de Governança e Gestão – Gestão.gov.br, da Secretaria de Gestão e Inovação. A pontuação do IMG pode chegar a 100 pontos, dividida em categorias de Bronze 1 a Bronze 4.
Para atingir essa pontuação, a Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos (Sugepe), junto com outras secretarias municipais, trabalhou na estruturação das informações necessárias para o preenchimento do IMG. O Comitê de Governança e Gestão, instituído pelo Decreto n. 15.583, de 2 de junho de 2023, coordenou esse esforço.
As ações de governança destacadas incluem a avaliação de prioridades, tomada de decisões e monitoramento do desempenho institucional. Na área de estratégias e planos, foram consideradas a definição de metas, planos de ação e programação orçamentária.
O foco nas necessidades da população, a qualidade do atendimento e a sustentabilidade ambiental, social e econômica também foram pontos importantes na avaliação. Além disso, foram valorizados os esforços de capacitação e segurança do trabalho, bem como a padronização e incorporação de tecnologias nos processos.
Campo Grande apresentou práticas destacadas como a Regulamentação do Código de Ética, a Carta de Serviços, o Plano Municipal de Capacitação dos Servidores Públicos, e programas como “Apoio ao Desenvolvimento e à Qualificação Profissional” e “Universidade Corporativa de Campo Grande”.
O IMG é uma revisão do Modelo de Excelência em Gestão MEG-TR, aplicado a cada dois anos pelo Governo Federal, e visa avaliar e melhorar continuamente a gestão pública.
Fonte: Prefeitura de Campo Grande