A Black Friday 2024 está prestes a movimentar o comércio brasileiro com uma expectativa de faturamento de R$ 9,3 bilhões, superando o desempenho do ano anterior em 9,1%, de acordo com a Confi.Neotrust.
Marcada para o dia 29 de novembro, a data se consolidou como uma das mais importantes do varejo nacional, ganhando ainda mais relevância com o aumento no número de empregos e a recuperação do poder de compra dos consumidores.
Com 62% dos consumidores planejando fazer compras, de acordo com pesquisa do Google em parceria com a Offerwise, as empresas enfrentam novos desafios para atrair esse público cada vez mais exigente.
A velha estratégia de descontos, por si só, já não é suficiente. Em um mercado altamente competitivo, aspectos como experiência de compra, opções de pagamento e logística se tornaram diferenciais cruciais.
Os lojistas devem estar atentos a novas tendências, como o crescimento do phygital, a combinação de experiências físicas e digitais, que permite que os clientes transitem entre o ambiente online e offline de forma integrada.
Além disso, a demanda por personalização e suporte escalável, como o uso de chatbots, são fatores determinantes para garantir um atendimento ágil e eficiente.
Black Friday 2024 também será marcada pelo uso de influenciadores digitais como estratégia de marketing, essencial para driblar o alto custo da publicidade durante o período. A combinação de novas ferramentas tecnológicas e práticas de marketing personalizadas são apontadas como essenciais para as empresas que querem se destacar e fidelizar clientes a longo prazo.
Com a data se aproximando, pequenos e médios negócios também devem estar preparados. A preparação deve envolver desde a gestão de estoque até a capacitação da equipe de vendas.