Pesquisar
Close this search box.
AgroForum 2024 Mato Grosso do Sul aumenta área agrícola e atrai investidores

AgroForum 2024: Mato Grosso do Sul aumenta área agrícola e atrai investidores

O governo de Mato Grosso do Sul apresentou, nesta semana, uma atualização dos avanços econômicos e perspectivas para o setor agrícola e industrial, em evento voltado a investidores. Durante o AgroForum 2024, realizado pelo BTG Pactual, o governador Eduardo Riedel detalhou os principais marcos econômicos do estado e enfatizou sua posição de destaque no agronegócio brasileiro, com foco em sustentabilidade e inovação.

Nos últimos anos, Mato Grosso do Sul ampliou de forma expressiva sua área de cultivo, passando de 1,8 milhão para 4,6 milhões de hectares, graças a iniciativas de recuperação de pastagens e preservação de áreas nativas. Esse crescimento possibilitou diversificação e aumento da produção de grãos, ao mesmo tempo em que expandiu a criação de aves e suínos e manteve o setor pecuário tradicional.

A chegada de grandes cooperativas e empresas de bioenergia fortaleceu ainda mais a economia local, que registrou crescimento de 6,6% ao ano, mais que o dobro da média nacional.

O estado hoje é um dos líderes em geração de emprego no país, atraindo novos investimentos para a cadeia produtiva e ampliando a produção de biocombustíveis, como o biometano, que posicionam Mato Grosso do Sul como referência em transição energética.

O governo estadual também, confirmou no AgroForum 2024, a aposta em práticas agrícolas sustentáveis, utilizando tecnologias que permitem aumentar a produtividade sem ampliar o desmatamento, respeitando o bioma do Pantanal, que possui 84% de sua área preservada.

Além disso, foi implementada uma estrutura robusta de combate a incêndios, com novos equipamentos e monitoramento inteligente para enfrentar os efeitos das secas.

Entre os projetos de infraestrutura previstos, está a concessão de trechos rodoviários e ferroviários, com leilões programados para dezembro, além da inauguração da Rota Bioceânica em 2026, que ligará o estado aos portos do Chile, facilitando o escoamento de produtos para o mercado asiático e reduzindo o tempo de transporte.

Esses avanços consolidam Mato Grosso do Sul como um polo estratégico, com um modelo que combina inovação, sustentabilidade e atração de novos investimentos para o agronegócio e infraestrutura.

Picture of Isabel Almeida

Isabel Almeida

Acompanhe as últimas novidades sobre negócios!

Assine nossa newsletter e receba conteúdos diretamente no seu email

Acompanhe as últimas novidades sobre negócios!

Assine nossa newsletter e receba conteúdos diretamente no seu email