No mês de maio, Mato Grosso do Sul registrou um recorde histórico na abertura de novas empresas, de acordo com dados divulgados pela Junta Comercial do estado, Jucems. Foram inauguradas 960 empresas durante o período, marcando o maior número desde o início da série histórica em 2000.
O setor de Serviços foi o mais representativo, com 682 novas empresas, correspondendo a 71,04% do total. Em segundo lugar, o setor de Comércio registrou a abertura de 243 empresas, seguido pela Indústria com 35 novos empreendimentos.
No acumulado do ano, até maio, o estado de Mato Grosso do Sul contabiliza um total de 4.832 novas empresas. O setor de Serviços também lidera neste período, com 3.434 novas firmas, seguido pelo setor de Comércio com 1.208 e Indústria com 190.
A capital do estado, Campo Grande, concentrou a maioria dos registros de abertura, com 399 novas empresas, representando 41,56% do total. Dourados, com 96 empresas, e Chapadão do Sul, com 57 empresas, foram os municípios que se destacaram na sequência em número de novos empreendimentos.
A Jucems atribui esse aumento significativo no número de aberturas ao ambiente econômico favorável e às políticas de desenvolvimento implementadas no estado. Por fim, a expectativa é que o crescimento econômico continue impulsionando o empreendedorismo e a diversificação dos setores nos próximos meses.
Fonte: SEMADESC