Campo Grande sediará, entre os dias 19 e 30 de novembro, a 25ª edição do Encontro Proler, evento que neste ano explora o impacto da inteligência artificial no universo literário.
Com o tema “Literatura, leitura e escrita em tempos de inteligência artificial”, o encontro tem como objetivo promover a reflexão sobre as transformações tecnológicas que moldam a experiência de leitura e a criação literária.
A programação, gratuita, será realizada na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim e no Museu da Imagem e do Som (MIS).
Organizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, através da Fundação de Cultura (FCMS) e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), o Proler conta com o apoio do Sistema Estadual de Bibliotecas. O evento inclui palestras, oficinas, rodas de conversa e lançamentos de livros, atraindo professores, acadêmicos, escritores, bibliotecários e o público em geral interessado em literatura e novas tecnologias.
A programação conta com nomes relevantes no campo literário e tecnológico, incluindo a escritora Amanda Justino e o pesquisador Pablo Cavalcante, que abordarão temas como o uso da inteligência artificial na criação literária e a convivência entre livros físicos e digitais.
As oficinas práticas incluirão temas como audiodescrição, escrita criativa e o estilo poético minimalista da aldravia, proporcionando aos participantes experiências de formação e experimentação em linguagem e literatura.
Inscrições para 25º edição do Encontro Proler AQUI!